sábado, 22 de janeiro de 2022

Itacaré, BAHIA o Hawaii no Brasil

A cidade de Itacaré fica no sul da Bahia, localizada à 250 km da capital do estado. Situada na Costa do Cacau, a beleza da cidade é exuberante, Itacaré possui inúmeras atrações: gastronomia baiana, praias, cachoeiras e um pôr do sol no “Mirante Ponta do Xaréu” inesquecível.



As praias de Itacaré são os principais atrativos turístico da cidade, para quem gosta de conhecer diferentes tipos de praias a cidade é diversão garantida. A Praia do Costa é bem acessível, mas possui pouca infraestrutura. Na Praia da Ribeira o turista é bem recebido, a Vibe do local é para aqueles que adoram praticar esportes aquáticos e arvorismo. Já a Praia de Jeribucaçu é o ponto de encontro dos surfistas e para as pessoas quem curtem fazer trilhas. Outras praias bem conhecidas são: Praia da Engenhoca, Praia do Resende, Praia da Coroa, Praia de Itacarezinho, Praia da Concha e Praia do Havaizinho.

                            


Uma informação muito interessante de Itacaré é que a cidade tem inúmeras referências baseada no Hawaii, que é um local turístico muito conhecido, principalmente por surfistas, localizado no Estados Unidos da América. O arquipélago que forma o Havaí tem 6 ilhas e foi povoado pelos polinésios (povo indígena das Ilhas da Polinésia, sub-região da Oceania). 

                 

Foto: Havaí                                                                      Foto: Havaí

Neste sentido, vale ressaltar como a inserção da cultura do Hawaii está presente no imaginário dos moradores e visitantes da cidade de Itacaré. Segundo o artigo Christian Palmer, “The Brazilian Hawaii: Surf Culture, Tourism, and the Construction of Place”, escrito em 2010, a identidade do estado Americano localizado no Pacífico Central, o Havaí, como é conhecido no Brasil pode ser reconhecida em vários lugares de Itacaré: nomes das lojas, restaurantes, barcos, no nome de uma praia e inclusive nos nomes das crianças nativas. 



Conforme Palmer (2010), o início do romance entre Itacaré e Hawaii aconteceu porque inúmeros surfistas, nos anos 80, vieram morar na cidade e utilizaram o nome Hawaii em seus negócios e está imagem ficou estabelecida. No artigo também está descrito por um antigo morador de Itacaré, que “é o sonho de todo surfista ir para o Hawaii”.


                                                                                   Fonte:itacare.com.br

O Centro Histórico de Itacaré é ourro ponto turístico que você deve conhecer. Na região você pode visitar a Igreja Matriz uma construção antiga construída em 1723.  Além disso, nas ruas Passarela da Vila e Pituba é possível encontrar artesanato, diversos bares e restaurantes e lojinhas que vendem souvenirs.

Visite a Bahia!





Nenhum comentário:

Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul

                    Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul O mundo é um tesouro de culturas distintas e vibrantes, c...