quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Culinária Maranhense - Guest Post

Seja muito bem-vindo ao Maranhão!

Vamos aqui falar sobre nossa gastronomia, cultura e crenças.

Então sem mais enrolação, vamos lá.

Quando se falar em culinária maranhense, temos de falar dos três principais povos que contribuíram para a formação da identidade gastronômica local, os índios , os negros e os portugueses.


                                 

Embora a cidade de São Luís tenha sido fundada por franceses (a única capital brasileira que não foi fundada por portugueses), não carregamos na nossa cozinha os traços de sua cultura.

Os índios deixaram de herança as preparações cozidas, moqueadas, assadas, o famoso beiju (tapioca no resto do país), mas o principal ingrediente oriundo deles é a boa e velha farinha de mandioca que os maranhenses consomem a seca e a inigualável farinha d’água.

Já os africanos contribuíram com a comida mais encorpada e bem temperada, introduziram na culinária maranhense ingredientes como pimenta malagueta, azeite de dendê, as técnicas de fritura de peixe e camarão, o principal prato que pode ser observado é a peixada maranhense.

Portugueses se encarregaram de trazer a melhor e mais reconhecida doçaria do mundo, o Maranhão tem doces espetaculares que usam ingredientes encontrados na região como doce de buriti, bombom de bacuri e cupuaçu.


                                                                 

A culinária maranhense gira muito entorno das suas festas populares, as principais delas são os Festejos Juninos, onde toda a capital vira um enorme arraial e pode ser vivida a cultura do bumba-meu-boi, e a festa do divino Espírito Santo que ocorre no dia de pentecostes que é um espetáculo a parte. 

Chegando na capital tu tens de experimentar o prato típico, que é composto por peixe frito, arroz de cuxá ou torta de camarão com Maria Isabel e cuxá (batido feito de vinagreira, camarão seco, farinha de gergelim torrado).


                    

O Maranhão é um do estado que tem uma variedade de biomas incríveis os principais são litoral, mangue, pré-amazônia, cocais e cerrado o que possibilita ter a sua disposição as mais variadas matérias-primas.

Quando falamos no território maranhense ele é rasgado por rios sendo os quatro principais Itapecuru, Mearim, Pindaré e Munim. O território maranhense não encosta em nenhum outro estado brasileiro pois limita-se pelos rios Tocantins e Parnaíba. 

No interior do estado a cozinha baseia muito nas verduras cultivadas para subsistência, e tudo que a natureza oferta com grande fartura.

O Maranhão é um estado maravilhoso não perca tempo e vem conhecer!


Texto: Chefe Rivadal Silva

Instagram: @cozinhacomriva 

                  @darithgastronomia 


Dica de Restaurante:


Darith Gastronomia

O restaurante DARITH GASTRONOMIA oferece uma experiência original de gastronomia, os deliciosos pratos recriados pelo chefe de cozinha  Rivadal Serra Silva têm influência da culinária internacional.


Rivadal Serra Silva é formado pela Universidade CEUMA em Gastronomia, também fez especialização de Gestão Hoteleira e de Restaurantes em Portugal, onde aprendeu sobre a culinária mediterrânea e algarvia. No seu período de permanência na Europa, durante 3 anos, o chefe também recebeu o prêmio - Escolha do Consumidor - ESTRELLA DAMM – Rota das Tapas em 2019.

O DARITH GASTROMONIA foi criado no ano de 2020, pelos três irmãos (Rivadal, Rivana e Thiago)  que dão nome ao projeto. O restaurante atende por encomenda na região de São Luís do Maranhão. O agendamento prévio do  pedido pode ser feito de segunda a sábado das 10h às 18h, domingo somente é realizado as entregas que foram agendadas durante a semana.

Atualmente, o cardápio foi elaborado com pratos simples pare ser consumidos no dia a dia. Você pode comprar por delivery empada de frango, empada de camarão, empada de espinafre. Também vendemos empadão de 1 kg, os sabores são frango, camarão e espinafre.
                              

Ainda, o Darith Gastronomia elabora um cardápio especial para a o seu evento.  A agenda do restaurante para 2021está aberta, faça sua reserva !!!

           


Faça seu pedido!!!

Horário de atendimento: Segunda/Sábado das 10h às 18h.

WhatsApp: (98) 9124-9766







Nenhum comentário:

Turismo no Brasil e as Cidades Turísticas

                                                                     O Brasil possui quase 8.000 mil quilômetros de praias e um potencial tu...