domingo, 15 de setembro de 2013

A problemática da qualidade na prestação de serviços turísticos no Brasil




Os principais serviços turísticos são executados pela hotelaria, agência de viagens e empresas de transportes. No entanto, existe uma variedade de outros serviços que estão interligados diretamente às questões turísticas.

Neste sentido, a qualidade dos serviços é um fator fundamental para o  desenvolvimento do turismo. A qualidade dos serviços conforme Kotler (1998), é relativo aos seguintes fatores: confiabilidade, capacidade de resposta, segurança, empatia, tangibilidade.

Dos fatores acima citados o único que necessita de maiores explicação é a tangibilidade, que de acordo com Kotler (1998), representa “a aparência das instalações físicas, equipamentos, funcionários e materiais de comunicação”.

Os especialistas, professores de universidade e consultores do Brasil discutem demasiadamente sobre ferramentas e metodologias para gerar qualidade nas empresas. Por outro lado, as reflexões e execução sobre capacitação turística fica em segundo plano.

A qualidade dos serviços turístico está fundamentada no atendimento, o turista espera que em suas férias todas as suas necessidades sejam atendidas, ou pelo menos, aquelas que ele comprou no seu pacote de viagem. Por isso, treinamento é essencial para os funcionários que trabalham no mercado turístico, quando treinados os colaboradores irão saber exercer suas funções da maneira adequada fazendo com que o cliente fique satisfeito.

Nenhum comentário:

Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul

                    Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul O mundo é um tesouro de culturas distintas e vibrantes, c...