sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Segmentação - Ecoturismo






De acordo com o Ministério do turismo (MTur) “Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

As atividades do ecoturismo podem ser praticadas por via terrestre, aquática e aéreas e apresentam os níveis de dificuldades: Leve, Leve Moderado, Moderado até Muito difícil. 

Podemos encontrar diversos tipos de Ecoturismo: Ecoturismo Científico, Ecoturismo Educativo, Ecoturismo Lúdico e Recreativo, Ecoturismo de Aventura, Ecoturismo Esportivo, Ecoturismo Étnico, Ecoturismo Naturista (PIRES, 1998 apud RODRIGUES).

O MTur pesquisou as "Características e Motivações das viagens dos turistas internacionais no Brasil". O Ecoturismo foi a maior motivação de viagem desses turistas, isso significava 12,8% do total em 2004, subindo para 19,3% em 2005,  já em 2006 foram 19,5% , chegando a 20,9% em 2007 e  finalizando 22,2% em 2008.

No ecoturismo a trilha é a principal atividade de interação entre o turista e a natureza. No entanto, outras atividades e esportes são frequentemente praticados como: a cavalgada, ciclismo, mergulho, parapente, montanhismo, entre outras.



Fontes:
1- http://www.turismo.gov.br
2 - RODRIGUES, Oyama D.  Um modelo de ecoturismo competitivo como contribuição para o desenvolvimento local  - o caso de Paraúna/GO.  
3 - ECOTURISMO - Orientações Básicas -2010 MINISTÉRIO DO TURISMO

Nenhum comentário:

Turismo no Brasil e as Cidades Turísticas

                                                                     O Brasil possui quase 8.000 mil quilômetros de praias e um potencial tu...