terça-feira, 1 de novembro de 2011

Indicadores do turismo sustentável


                                                                                                  Fonte: Unsplash.  

Conforme a OMT (2003), o Turismo Sustentável leva à gestão dos recursos de modo que as necessidades econômicas, sociais e estéticas sejam preenchidas, mantendo a integridade cultural e ambiental. Para OMT os indicadores de meio ambiente são: a água, ar, fauna, terra/solo, habitat, uso de energia e recursos, e resíduos.

Além disso, o IBGE (2002, p.10) conceitua indicadores como “ferramentas constituídas por uma ou mais variáveis que, associadas através de diversas formas, revelam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem”

O documento denominado Indicadores do Desenvolvimento Sustentável do IBGE (2010), formatou os diversos padrões de indicadores para a atividade sustentável. Os indicadores são divididos em quatro categorias: dimensão ambiental, dimensão social, econômica e institucional:

1. A categoria ambiental são considerados: atmosfera, terra, água doce, oceanos, mares e áreas costeiras, biodiversidade e saneamento; 
2. Na dimensão social: população, trabalho e rendimento, saúde, educação, habitação e segurança; 
3. Dimensão econômica: quadro econômico e padrões de consumo;
4. Dimensão institucional quadro institucional e capacidade institucional.

Finalizando, apresentamos dois sistemas que auxiliam a aplicação dos indicadores de sustentabilidade nas empresas e na prestação de serviços de maneira prática e funcional, diminuindo os impactos ambientais: Meios de hospedagem -  Sistema de gestão da sustentabilidade - ABNT- NBR 15401:2006, Selo Verde e lSO 14001Sistema de Gеstão Ambiental.


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO. Guia de desenvolvimento do turismo sustentável. Tradução Sandra Netz. Porto Alegre: Bookman, 2003.
 INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de  desenvolvimento sustentável. Brasil, 2002. Disponível em  <http://www.ibge.gov.br/home/geografia/ambientais/ids/ids.pdf> Acesso em: 1 dez. 2011.
___________________________. Indicadores de desenvolvimento sustentável. Brasil, 2002. Disponível em




Turismo no Brasil e as Cidades Turísticas

                                                                     O Brasil possui quase 8.000 mil quilômetros de praias e um potencial tu...